O colunista do site Metrópoles, Guilherme Amado, informou na manhã desta sexta-feira (15), que Caiado usou a aeronave operada pela Secretaria de Estado da Casa Militar, pasta que funciona como o GSI do governo goiano, para ir a festa de aniversário da família Friboi.
A nota diz:
O governador do Goiás, Ronaldo Caiado, usou um avião do governo estadual para ir à festa de 90 anos do fundador da JBS, José Batista Sobrinho, o Zé Mineiro, nesta quarta-feira (13/11).
Organizada pelos filhos de Zé Mineiro, José Batista Júnior, Joesley e Wesley Batista, a festa aconteceu no interior do Goiás, em uma fazenda da família.
Caiado foi à comemoração na aeronave operada pela Secretaria de Estado da Casa Militar, pasta que funciona como o GSI do governo goiano. O avião é um Cessna 525, com capacidade para seis passageiros e um tripulante, e é alugado do empresário Antônio Barros.
Assim como Caiado, o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, também usou um avião oficial do governo para ir à comemoração dos 90 anos de Zé Mineiro. Como informou a coluna, o avião usado por Mendes é uma UTI aérea que deveria transportar pacientes da rede pública estadual.
A festa da JBS não aparece na agenda oficial dos governadores, portanto, as aeronaves oficiais não deveriam, em tese, ser utilizadas.
Por meio de nota à coluna, o governo de Goiás afirmou que “o governador Ronaldo Caiado foi ao evento na condição de chefe do Executivo goiano, para prestigiar um empresário que construiu uma multinacional a partir de Goiás e que até hoje gera milhares de empregos no Estado”.