terça-feira , 24 dezembro 2024
Notícias

Trabalhadores indígenas são resgatados em fazenda do Mato Grosso do Sul em condições de escravidão

Trabalhadores indígenas foram resgatados em uma fazenda no Mato Grosso do Sul em condições análogas a escravidão. Após uma ação da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e pela Polícia Militar Ambiental, 7 pessoas, entre elas uma criança e um adolescente foram encontradas em condições degradantes.

Os indígenas trabalhavam em uma lavoura de milho fazendo a colheita manual. Segundo a fiscalização, os trabalhadores estavam alojados em um pequeno galpão onde não havia janelas.

No lugar, as vítimas cozinhavam, e dormiam em tábuas, papelão ou palha. Para se aquecer, os indígenas usavam sacos de embalagens de produtos da fazenda e algumas cobertas.

Sem local onde pudessem fazer as necessidades fisiológicas, os trabalhadores usavam as regiões de mata próximas a fazenda.

O empregador identificado como Virgílio Mettifogo, é um dos réus de um atentado conhecido como Massacre de Caaropó, onde um indígena foi morto e outros 6, da mesma comunidade das vítimas resgatadas, ficaram feridos.

O Ministério Público Federal denunciou Virgílio e outros quatro fazendeiros pelo massacre em 2016. Os suspeitos ficaram presos por um tempo e depois foram soltos para responder em liberdade por formação de milícia armada, homicídio qualificado, tentativa de homicídio qualificado, dano qualificado e constrangimento ilegal.

Foto: Inspeção do Trabalho

Artigos relacionados

Notícias

Bebê de 1 ano vai parar no hospital após tomar desinfetante em Aparecida de Goiânia

Hospitalizada Uma menina de apenas 1 ano e 2 meses precisou ser...

Notícias

Novo secretário da Cultura de Sandro Mabel é acusado de abusar sexualmente da própria filha de 10 anos na época

Boletins • O novo Secretário de Cultura da prefeitura de Goiânia, anunciado...

Notícias

Acidente entre um caminhão e um carro de passeio faz cinco vítimas fatais na GO-346

Acidente fatal • Cinco pessoas morreram após um acidente te entre um...