segunda-feira , 20 maio 2024
Notícias

Votação histórica: Congresso promulga Reforma Tributária

O Congresso Nacional promulga, nesta tarde (20), a Emenda Constitucional 132, da reforma tributária. Antes da cerimônia, o relator da proposta no Senado, senador Eduardo Braga (MDB-AM), afirmou que a reforma é uma vitória para o país.

O texto tem como principal ponto a unificação de cinco impostos que incidem sobre produtos (PIS, Cofins e IPIs federais, ICMS estadual e ISS municipal) para um só, chamado Imposto sobre Valor Agregado (IVA), subdividido em federal e estadual/distrital/municipal.

O presidente do senado Rodrigo Pacheco (PSD), afirmou em seu discurso que a proposta debatida por mais de 30 anos finalmente foi aprovada. “O Congresso Nacional aprovou a reforma porque não tinha mais como adiá-la. Uma vitória contra o medo, receio de que os custos superassem os benefícios”, disse.

Pacheco disse que a Reforma irá simplificar o emaranhado existente no tributário brasileiro.

Outra mudança proposta na reforma diz respeito ao momento da cobrança do imposto. O governo está estudando fazer a cobrança na transação financeira, de forma automática, para combater a sonegação.

Cesta básica, remédios, combustíveis, serviços de internet em streaming, os produtos são diversos. Com uma longa lista de exceções e de alíquotas especiais, o novo sistema tributário terá impactos variados conforme o setor da economia. Paralelamente, pela primeira vez na história, haverá medidas que garantam a progressividade na tributação de alguns tipos de patrimônio, como veículos, e na transmissão de heranças.

Ao longo do próximo ano, o Congresso terá de votar leis complementares para regulamentar a reforma tributária. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, os projetos serão enviados nas primeiras semanas de 2024.

Também no próximo ano, o governo poderá dar início à reforma do Imposto de Renda, com mudanças como a taxação de dividendos (parcela de lucros das empresas distribuídos aos acionistas). Nesse caso, porém, as mudanças ocorrerão por meio de projeto de lei, com quórum menor de votação.

Artigos relacionados

Notícias

Tony Ramos passou por nova cirurgia na cabeça neste domingo

Fato • O ator Tony Ramos, de 75 anos, voltou a ser...

Notícias

Incêndio deixa uma pessoa morta e três feridas em Senador Canedo

Fato • Jonas Fernandes da Silva, funcionário de uma distribuidora de polo...