Em seu pronunciamento de Natal neste domingo (24), o presidente Lula (PT) enumerou seus feitos em quase um ano de governo, exaltou a democracia e pregou a união de amigos e familiares. Lula também convocou a população a combater as fake news e os discursos de ódio. “Que no ano que vem sigamos unidos, caminhando juntos rumo à construção de um país cada vez mais desenvolvido, mais fraterno e mais justo para todas as famílias”, disse o presidente.
O presidente relembrou com imagens os ataques de 8 de janeiro aos prédios da praça dos três poderes em Brasília e afirmou que a “tentativa de golpe causou efeito contrário”.
“O ódio de alguns contra a democracia deixou cicatrizes profundas e dividiu o país. Desuniu famílias. Colocou em risco a democracia. Felizmente, a tentativa de golpe causou efeito contrário. Uniu todas as instituições, mobilizou partidos políticos acima das ideologias, provocou a pronta reação da sociedade. E ao final daquele triste 8 de janeiro, fomos capazes de restaurar as vidraças em tempo recorde, mas falta restaurar a paz e a união entre amigos e familiares. Meu desejo neste fim de ano é que o Brasil abrace o Brasil. Somos um mesmo povo e um só país”, declarou.