Na tarde desta sexta-feira (29), o piloto brasileiro Gil de Ferran faleceu aos 56 anos após sofrer uma parada cardíaca enquanto testava um carro no circuito privado The Concours Club, em Opa-Locka, na Flórida, EUA.
Gil, que se considerava brasileiro apesar de ter nascido em Paris, França, mudou-se para o Brasil aos quatro anos e deixou sua marca no automobilismo. Ele iniciou sua carreira no kart, onde conquistou o Brasileiro de 1987. Apesar de ter tentado seguir os passos de seu pai na engenharia, Gil abandonou o curso para buscar sua sorte no automobilismo na Europa, competindo na Fórmula 3000 entre 1993 e 1994.
Em 1995, Gil de Ferran partiu para os Estados Unidos, onde fez sua estreia na Fórmula Indy. Foi vencedor da tradicional 500 Milhas de Indianápolis em 2003 e conquistou obicampeonato da CART (atual IndyCar Series).
Atualmente, Gil de Ferran estava atuando como consultor da McLaren na Fórmula 1, contribuindo para o processo de reestruturação da equipe. Gil deixa a esposa, Angela, e seus filhos, Anna e Luke.