terça-feira , 5 novembro 2024
Notícias

Neste domingo (31) tem a tradicional corrida de São Silvestre em São Paulo. Você sabe como foi a primeira maratona? Veja;

A 98ª Corrida Internacional de São Silvestre acontece neste domingo (31) e está prevista para iniciar às 7h25 (horário de Brasília), com a largada da categoria “Cadeirantes”.

Às 7h40 é a vez da “Elite feminina”, seguida dos corredores da Elite masculina, Pelotão C, Cadeirantes com Guia e Pelotão Geral, marcados para 8h05. A largada acontece na Avenida Paulista. As 35 mil inscrições colocadas à venda foram esgotadas.

História

A primeira largada da São Silvestre aconteceu em 1924, quando o jornalista Cásper Líbero, após o retorno de uma viagem à França, resolveu trazer ao Brasil uma corrida de rua semelhante a que havia conhecido no país europeu.

Na França, conta-se que a competição era realizada à noite e os corredores carregavam tochas durante o percurso. No Brasil, Cásper Líbero fez diferente e, apesar de a competição ter tido seus primeiros anos com corrida noturna, os competidores não usavam as tochas.

O nome da competição vem da Igreja Católica, que, no dia 31 dezembro, comemora o Dia de São Silvestre, um papa católico que comandou a Igreja do dia 31 de janeiro de 314 d.C. ao dia 31 de dezembro de 335 d.C. Por esse motivo, a corrida foi batizada em homenagem a São Silvestre, o santo do dia.

Na primeira edição da São Silvestre, 60 competidores inscreveram-se, mas somente 48 pessoas participaram do percurso, e 37 delas classificaram-se. O trajeto era de oito quilômetros, e a largada foi dada em plena noite de Réveillon, em 31 de dezembro de 1924, nas ruas de São Paulo, marcando a virada do ano. O primeiro vencedor foi Alfredo Gomes.

Artigos relacionados

Notícias

Ônibus que transportava 39 passageiros tomba na BR-020 em Planaltina

Acidente na BR-020 • Um ônibus da linha Amazônia capotou na BR-020...

Notícias

Alô Fernando Pellozo: quatro dias sem água em Senador Canedo é de doer, heim

Sem água • Senador Canedo enfrenta problemas sérios com a falta de...