segunda-feira , 6 maio 2024
Notícias

Pesquisa: Tarcísio de Freitas desponta como favorito entre bolsonaristas para 2026 em ato em Copacabana; Caiado não foi lembrado

Fato

  • Um levantamento realizado durante o ato de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, ocorrido neste domingo (21) na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, revelou que o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), desponta como o favorito entre os bolsonaristas para concorrer à presidência da República em 2026, caso o ex-mandatário, atualmente inelegível, não possa se candidatar.
  • Ronaldo Caiado, o governador de Goiás, não foi nem citado na pesquisa.

Pesquisa

  • Conduzida pelo grupo “Monitor do debate político”, da USP, sob a coordenação de Pablo Ortellado e Márcio Moretto, a pesquisa entrevistou o público presente no evento, onde 54% dos bolsonaristas afirmaram que Tarcísio é o melhor nome para representá-los na próxima eleição presidencial, em um cenário sem a participação de Bolsonaro.
  • Michelle Bolsonaro figura em segundo lugar, com 23% das preferências, seguida pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e pelo General Braga Netto, ambos com 4%.
  • Como era previsível, Ronaldo Caiado, não recebeu sequer uma menção por parte dos entrevistados. Caiado, que expressou sua intenção de concorrer pelo partido União Brasil e tenta se alinhar ao bolsonarismo, não conseguiu cativar os apoiadores do ex-presidente, que demonstraram uma clara aversão ao político goiano.

Sem moral no Bolsonarismo

  • Segundo informações, Caiado teria sido desconvidado do evento organizado no último domingo.
  • No primeiro evento, em 25/02, na avenida Paulista, Caiado esteve presente, porém não foi convidado para almoçar com Bolsonaro ao lado de outros governadores. Na hora do evento, para completar o vexame, não lhe permitiram que discursasse para público.
  • Recentemente, o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, chamou Caiado de oportunista, afirmando que ele estaria fingindo apoio a Bolsonaro apenas visando as eleições de 2026.

Artigos relacionados