Mobilidade
• Em audiência pública, a vereadora Kátia (PT) pediu a suspensão imediata da retirada de estacionamentos em avenidas de Goiânia, destacando o impacto negativo para comerciantes e trabalhadores.
Mudanças no trânsito
• A Prefeitura implementou a retirada de estacionamentos em vias importantes para criar uma terceira faixa de circulação e corredores exclusivos de ônibus.
• As avenida Jamel Cecílio e 136 são as primeiras a receberem as novas medidas da prefeitura.
• Ao longo dos próximos meses a medida se estenderá para as avenidas 24 de Outubro, Independência, Castelo Branco, Mangalô, 5ª Avenida, São Francisco, 85, T-10 e corredores do Sistema BRT Norte-Sul e Leste-Oeste.
• Comerciantes e entidades do setor varejista apontam prejuízos e falta de diálogo na tomada de decisões.
Críticas
• Kátia criticou a ausência de debate com vereadores e a sociedade antes da implementação das medidas.
• O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, permaneceu menos de dez minutos na audiência, deixando um representante no evento.
Impacto econômico
• O presidente do Sindilojas-GO alertou que a falta de estacionamento pode afastar clientes e gerar demissões.
• Caso semelhante na Avenida T-63 há dez anos resultou no fechamento de lojas e imóveis desocupados até hoje.
Posicionamento da Prefeitura
• O secretário Tarcísio Abreu justificou que Goiânia tem cerca de 1,3 milhão de carros para 1,5 milhão de habitantes e medidas drásticas são necessárias para melhorar o fluxo.
• Mesmo sem apresentar estudos detalhados, defendeu a implantação da terceira faixa como solução para o congestionamento.