quinta-feira , 22 maio 2025
Notícias

Alego suspende prorrogação de calamidade diante de superávit e suspeitas

• Erro administrativo

A Assembleia Legislativa de Goiás suspendeu nesta quinta-feira (22) a tramitação do decreto que prorrogaria o estado de calamidade financeira em Goiânia. A medida foi tomada após a vereadora Aava Santiago (PSDB) acionar o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), e após o deputado Mauro Rubem questionar a validade do pedido, já que o decreto vigente tem validade até 31 de dezembro, conforme publicado no Diário Oficial do Município.

A apuração exclusiva do G24H revelou detalhes que pressionaram a suspensão da proposta na Alego. Na Câmara Municipal, o jornalista Carlos Eduardo Prado acompanhou de perto os desdobramentos do pedido de calamidade, enquanto o repórter André Isac, em cobertura na Assembleia, identificou uma inconsistência crucial: o Diário Oficial do Município já previa a vigência do decreto até 31 de dezembro.

A descoberta levou o presidente Bruno Peixoto a recuar, diante do questionamento feito pelo deputado Mauro Rubem, que apontou possível erro administrativo e cobrou explicações públicas.

• Gastos milionários

Durante os debates na Câmara, Aava Santiago também denunciou despesas elevadas da Prefeitura com eventos, citando mais de R$ 7 milhões em contratos para shows na Pecuária de Goiânia, realizados sem processo licitatório. As críticas se somam a apurações do Ministério Público de Goiás sobre possíveis irregularidades na condução das finanças da capital.

• Superávit registrado

Apesar do pedido de calamidade, dados oficiais da própria Prefeitura apontam um superávit primário superior a R$ 638 milhões nos dois primeiros meses de 2025 — crescimento de mais de 70% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Com a suspensão da tramitação, o decreto será analisado pelo TCM antes de eventual novo envio à Alego.

Artigos relacionados

Notícias

Incêndio atinge Ginásio de Esportes no Setor Campinas, em Goiânia

Estragos Um princípio de incêndio atingiu um ginásio de esportes no Setor...

Notícias

Mesmo em “calamidade financeira”, Sandro Mabel ressuscita cartões corporativos na Prefeitura de Goiânia

Contradição • Em plena vigência de um decreto de calamidade financeira, o...

Notícias

Polícia desmonta quadrilha nacional em operação contra estelionato e lavagem

• Golpe sofisticado A Polícia Civil de Goiás deflagrou na manhã desta...