terça-feira , 26 novembro 2024
Governo Caiado

Alô Ministério Público: Sergio Vencio engaveta decisão de licitação no Hospital de Urgências para beneficiar Organização Social em contrato emergencial

Segundo o Portal de Transparência da Secretaria Estadual da Saúde, no dia 11 de novembro de 2022, o governo Caiado realizou um chamamento público para selecionar a Organização Social que celebraria o contrato de gestão no Hospital de Urgências (HUGO).

O documento que divulgou o resultado dos envelopes apontou duas OSs habilitadas. O nome da vencedora está em um envelope trancado na gaveta do secretário da saúde, Sérgio Vencio, há quase 5 meses.

Na última semana a Secretaria da Saúde cancelou o contrato emergencial com a Organização Social que estava a frente do hospital, Instituto CEM. O correto seria a abertura do envelope com a decisão final do chamamento. O que fez o secretário? Ocultou a notícia, criou uma tempestade envolvendo uma recomendação da Procuradoria Geral do Estado sobre contratos emergenciais e celebrou outro contrato emergencial com outra OS. História mal contada.

O G24H tem investigado algumas informações sobre os contratos milionário das Organizações Sociais com o governo Caiado e os beneficiados. Apuramos, por exemplo, que a Organização Social que está realizando o contrato emergencial com o Hospital de Urgências (HUGO), o Instituto Sócrates Guanaes (ISG), possui fortes vínculos com a subsecretária de Sergio Vencio, Anamaria Arruda. E que um dos diretores da OS, Bruno Almeida, é homem de confiança do ex-secretário de saúde, Ismael Alexandrino. Mas existe outro detalhe nesta novela: o vínculo direto do próprio Caiado com o ISG. Em breve voltaremos ao assunto.

O fato é que o governo Caiado tem o resultado de uma licitação na mão, mas prefere viver pendurado em contratos emergenciais milionários, direcionados, no Hospital de Urgências. O negócio é tão explícito, que o blog informou com antecedência que o Instituto Sócrates Guanaes iria assumir o HUGO. O que foi confirmado ontem (7) no site da SES.

Perguntas ao Ministério Público: por que Sergio Vencio não abriu o envelope da licitação? A OS vencedora não é a de sua preferência particular? Qual o interesse dos Vencios nessa licitação, já que o irmão de Sérgio faz parte da diretoria de outra OS? Qual o nome desse esquema? Tráfico de influência?