quarta-feira , 18 dezembro 2024
Notícias

Ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães vira réu e pode pegar 5 anos por assédio sexual

O ex-presidente da Caixa Econômica Federal Pedro Guimarães se tornou réu pelos casos de assédio sexual contra funcionários do banco. Indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Guimarães foi demitido do cargo em junho depois que as denúncias vieram à tona.

De acordo com o blog de Andréia Sadi, no G1, Guimarães vai responder por sete acusações de assédio sexual e oito de importunação. As penas são de, respectivamente, 1 a 2 anos de prisão e 1 a 5 anos de prisão.

A denúncia foi ajuizada pela Procuradoria da República no Distrito Federal no final do ano passado. O caso está sob sigilo. O relato das vítimas inclui toques indesejados, convites inapropriados, além de assédio moral.

No âmbito trabalhista, a Caixa aceitou fechar um acordo com o MPT (Ministério Público do Trabalho) para encerrar o processo sobre os casos de assédio sexual e moral ocorridos durante a gestão do ex-presidente. O documento ainda não foi homologado pela Justiça. O caso também está sob sigilo.

A Folha de S.Paulo apurou que o acordo prevê o pagamento de R$ 10 milhões por danos morais coletivos. Inicialmente, o procurador do trabalho Paulo Neto pedia à Justiça o valor de R$ 305 milhões “pela omissão na investigação de tais atos” e por responsabilização solidária.

Artigos relacionados

Notícias

Advogado de Anápolis invade fazenda e agride genro de proprietário no Tocantins

Violência • O advogado Wilton Martins de Oliveira, residente em Anápolis, aparece...

Notícias

Antes mesmo de assumir, Mabel cria taxa de lixo e Câmara de Goiânia aprova

Mostrando as garrinhas O prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel, afilhado político...

Notícias

Clínica de estética é alvo de operação da PC por irregularidades e causar danos aos clientes

Procedimentos ilegais • Uma clínica de estética de alto padrão é alvo...