segunda-feira , 23 dezembro 2024
Opinião

Caiado joga para a torcida com a violência nas escolas. As digitais do governador também estão nos atentados cometidos

O deputado Renato de Castro (UB), do partido do governador, disse na última semana que Caiado não lê os projetos aprovados na Assembleia Legislativa que tenham saído dos parlamentares da oposição. Com todas as letras Renato informou que todos são jogados no lixo.

Três projetos preventivos que antecipavam com ações inteligentes ataques nas escolas de Goiás foram destinados ao “lixo” do governador. A prevaricação foi tanta, que agora o problema que poderia ser evitado bate na porta do palácio. E o que faz Caiado?

Manda “deter” pais e diz que a inteligência da polícia evitou ao menos 5 ataques nas escolas para tentar passar a impressão de que ele tenha feito alguma coisa. Isto é Mentira. O que temos? Denúncias de pais que viram algo estranho nos celulares dos filhos e apuração. Ocorrências rotineiras da polícia. Não existe inteligência nisso.

Projetos barrados por birra política

O deputado delegado Eduardo Prado apresentou 3 projetos preventivos que antecipavam os ataques nas escolas. Um deles era com a Inteligência da polícia, pois interligaria o monitoramento de câmeras nas escolas com o sistema de inteligência da Polícia. Outra proposta criava a patrulha na escola, com a presença de uma viatura ou um policial em cada unidade da rede pública. E ainda outro que criava técnicas de acompanhamento dos conflitos internos nas escolas, de 2019. O deputado Paulo Cézar Martins (PL) também apresentou um projeto de monitoramento nas escolas. Todos foram descartados.

Caiado não quis ao menos discutir as propostas de segurança nas escolas com os deputados pelo simples fato de serem projetos da oposição.

Senhor governador, respeite a nossa inteligência. Não venha querer tentar transformar ocorrência policial, após denúncia dos pais, em serviço de inteligência. Essa é a justificativa mais barata e vagabunda que já vimos.

O governo deveria ter convocado os mais de 1500 PMs aprovados no concurso público de 2017 e montado a patrulha escolar. Criado o sistema de monitoramento nas escolas com o serviço de inteligência, enfim, sancionado os projetos que chegaram em suas mãos. Por essas e outras, as digitais de Caiado também estão nos atentados cometidos.

Cristiano Silva
G24H