Uma mulher de 31 anos foi presa em flagrante por crime de guarda irregular de animal silvestre e maus-tratos a animais no Setor Universitário. O caso foi descoberto após denúncia enviada ao email do Grupo de Proteção Animal da Polícia Civil de Goiás.
De acordo com a denúncia, quatro cachorros e um jabuti foram encontrados presos e abandonados em um imóvel em condições deploráveis. A equipe de agentes e a delegada responsável pelo caso, Simelli Lemes, foram ao local e encontraram a proprietária cortando o mato alto.
Muitas fezes foram encontradas no imóvel, e os animais não tinham água e ração adequadas. A delegada relatou que os vizinhos alimentavam os animais pelo muro.
Os exames técnicos constataram que os animais estavam magros e infestados de carrapatos. Além disso, três jabutis estavam sem alimentação, confirmando a situação de maus tratos.
A tutora havia se mudado para outro local cerca de dois meses antes e raramente ia ao imóvel para cuidar dos animais. A investigadora destacou que o local onde a mulher vive atualmente é limpo, indicando que a negligência era apenas em relação aos animais.
A mulher foi levada ao grupo especializado e autuada em flagrante. Os jabutis foram encaminhados para o CETAS, os quatro cães para a UPA Veterinária do Município de Goiás, e o gato foi internado em uma clínica. Os animais serão levados para o Centro de Zoonoses e precisarão de lares temporários.
A acusada pode ser condenada a até sete anos de prisão pelos crimes cometidos.