O Corinthians já teve no seu elenco, por muito tempo, um jogador condenado pelo chamado “escândalo de Berna”. Henrique Arlindo Etges, ex-zagueiro da equipe alvinegra, foi um dos atletas envolvidos em um caso de agressão sexual contra uma garota de 13 anos em 1987, quando jogava no Grêmio. Juntamente com seus companheiros de equipe Cuca e Eduardo Hamester, Henrique foi condenado por ato sexual com a menor de idade em 1989 e deveria ter cumprido uma pena de 15 meses na Suíça. No entanto, como estavam no Brasil, que não possui acordo de extradição de seus cidadãos, não foram presos.
Apesar do escândalo, Henrique foi para o futebol paulista, onde jogou na Portuguesa e no União São João antes de chegar ao Corinthians em 1992. No Timão Henrique atuou em 292 jogos e marcou 17 gols. Foi campeão paulista em 1995 e 1997 e da Copa do Brasil em 1995.
No ano passado, o Corinthians usou suas redes sociais para parabenizar Henrique por seu aniversário, o que gerou inúmeras críticas dos torcedores do clube. O post foi excluído em seguida. Agora, em 2023, a equipe não recordou a data em suas páginas na rede social.