O Corinthians anunciou, nesta segunda-feira (1), a contratação de Vanderlei Luxemburgo como seu novo treinador. O contrato do técnico com o Timão vai até dezembro, quando termina também o mandato do presidente Duilio Monteiro Alves.
O Corinthians estava procurando um novo técnico desde a última quarta-feira à noite, quando Cuca pediu demissão. Cuca sofreu pressão de parte da torcida por conta da condenação por abuso sexual de uma adolescente de 13 anos na Suíça, em 1987.
A diretoria do Timão chegou a procurar outros treinadores, como Tite e Mano Menezes, mas ambos recusaram a oferta. Tite pretende trabalhar no futebol europeu, enquanto Mano Menezes avisou que irá cumprir seu contrato no Internacional. O Corinthians chegou a encaminhar um acordo com Roger Machado no fim de semana, mas recuou após a repercussão negativa na torcida.
O último trabalho de Vanderlei Luxemburgo tinha sido em 2021 no Cruzeiro no Brasileiro da Série B. O treinador já começou a trabalhar no Corinthians comandando o treino desta segunda-feira no CT Joaquim Grava. A estreia do técnico será nesta terça-feira, contra o Independiente del Valle, pela fase de grupos da Libertadores.
Esta será a terceira passagem de Luxemburgo pelo Corinthians. Na primeira vez, em 1998, ele dividiu o seu trabalho no clube alvinegro com o que fazia à frente da Seleção Brasileira. Ainda assim, foi campeão brasileiro e vice-campeão paulista. Em 2001 ele retornou ao Timão e foi campeão paulista e vice da Copa do Brasil.