sexta-feira , 27 dezembro 2024
Notícias

No Japão, Lula se reúne com Macron e outros chefes de Estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou nesta quinta-feira (18) ao Japão – manhã de sexta-feira (19) no horário local – para participar do segmento de engajamento externo da Cúpula do G7, reunião de líderes de sete das maiores economias do mundo: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá. Na ocasião, Lula também terá encontros bilaterais com, pelo menos, sete chefes de Estado e governo, entre eles o presidente da França, Emmanuel Macron.

Lula busca apoio para negociação de um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia e já tratou do assunto pessoalmente com diversos líderes mundiais. A conversa com Macron já estava sendo ensaiada há algum tempo; os dois estiveram juntos na coroação do Rei Charles, em Londres, no início do mês, mas não tiveram oportunidade para uma reunião reservada.

“Alguém nesse mundo tem que se preocupar com a paz, tomar uma decisão e tentar convencer aqueles que estão em guerra a pararem com a guerra, sentarem e negociar”, afirmou Lula a jornalistas, na ocasião, em Londres. O assessor especial para assuntos internacionais da Presidência e ex-chanceler Celso Amorim também já viajou à Rússia e à Ucrânia para conversar pessoalmente com líderes dos dois países e conhecer suas principais exigências para poder dar início a negociações de paz.

A invasão da Ucrânia pela Rússia começou em fevereiro de 2022 e já deixou milhares de mortos e refugiados, além de impactar na produção e distribuição global de alimentos e energia.

O assunto é uma das prioridades do presidente Lula durante sua participação no G7, em Hiroshima, e dá própria cúpula de líderes do grupo. Além da guerra, também serão abordados a segurança alimentar, os problemas causados pela inflação e o alto endividamento das nações em desenvolvimento, as ações de combate às mudanças climáticas e fortalecimento do sistema mundial de saúde, entre outros.

Artigos relacionados

Notícias

Bombardeio de Israel no Iêmen atinge aeroporto onde estava chefe da OMS

Ataque • O aeroporto de Sanaa, capital do Iêmen, foi atingido por...

Notícias

Emenda “Jabuti” garante bônus de R$ 6,9 mil para vereadores de Goiânia

Polêmica • Vereadores de Goiânia aprovaram uma emenda que garante um bônus...

Notícias

Míssil russo causou a queda de avião da Embraer no Cazaquistão, diz agência de notícias

Tragédia • Um sistema de defesa antiaérea russo derrubou um avião fabricado...