O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta segunda-feira (19) o projeto habitacional de casas populares com 15m², da prefeitura de Campinas/SP.
“Aquele negócio do prefeito fazer uma casa de 15 metros quadrados, se essa moda pega, de fazer casa de 15 metros quadrados, se essa moda pega, daqui a pouco estaremos construindo poleiros. É o absurdo, do absurdo, do absurdo”. Segundo frisou, habitações como aquelas contribuem para “a degradação do ser humano”, disse Lula.
Prefeito reage
O prefeito de Campinas (SP), Dário Saadi (Republicanos), rebateu críticas: “Nós ficamos ainda mais indignados porque ninguém do Governo Federal perguntou antes de o presidente sair agredindo a gente. A gente considera uma agressão injusta de quem não conhecia a realidade, que só se justifica para querer antecipar a disputa pela Prefeitura de Campinas”.
O professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) Tomás Moreira, especialista em política habitacional, criticou no site G1 o fato de o imóvel não se adequar ao conceito de moradia digna recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A casinha tem uma sala onde são divididos dormitório e cozinha; uma parede divide o banheiro e no fundo existe um tanque na área de serviço.