sábado , 5 abril 2025
Notícias

Ibama apreende 28,7 toneladas de barbatanas de tubarão. Mais de 10 mil animais foram mortos

O Ibama apreendeu 28,7 toneladas de barbatanas de tubarão que seriam exportadas, ilegalmente, para a Ásia. As barbatanas declaradas são de duas espécies de tubarão: tubarão Azul (Prionace glauca) e tubarão Anequim, também conhecido como Mako (Isurus oxyrinchus).

A operação faz parte de uma ação institucional ampla de combate à pesca ilegal, não reportada e não regulamentada, integrante do Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental e em cumprimento aos acordos internacionais de que o Brasil é signatário, a partir da fiscalização da regularidade na cadeia de custódia da atividade pesqueira.

A apreensão se deu quase em sua totalidade em uma única empresa exportadora, localizada em Santa Catarina. Nesta, ficou constatado o total de 27,6 toneladas de barbatanas. Outra empresa, que tentava exportar 1,1 tonelada, foi flagrada por equipe do Ibama no Aeroporto de Guarulhos.

Essas apreensões de forma integrada representam a maior registrada no mundo, principalmente considerando se tratar de uma apreensão na origem, onde os tubarões são capturados. Esse quantitativo representa a morte estimada de 10 mil tubarões (4.400 Azuis e 5.600 Anequim), o que representa um considerável impacto ambiental.

Artigos relacionados

Notícias

Chuvas: com mais de 300 desalojados, Angra dos Reis decreta emergência

Emergência As chuvas deixaram pelo menos 346 pessoas desalojadas no município de...

Notícias

Falta de apoio nacional marca lançamento da pré-candidatura de Caiado; Moro e Mandetta foram as únicas “estrelas” em evento morno

Fiasco • O lançamento da pré-candidatura presidencial de Ronaldo Caiado (União Brasil) em Salvador (BA) foi...

Notícias

Ato pró-anistia na Avenida Paulista reúne Bolsonaro, Tarcísio, Zema e outras lideranças da direita; Caiado fica de fora

Ato pela anistia • Uma manifestação bolsonarista pela anistia dos condenados do 8 de Janeiro está...