sábado , 23 novembro 2024
Noticias

Futuro de Jair Bolsonaro começa a ser definido nesta quinta-feira (22); ex presidente pode ficar inelegível por suposto abuso de poder

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), começou a julgar nesta quinta-feira (22), o processo contra Jair Bolsonaro (PL), por um possível abuso de poder político durante seu mandato de presidente da república. A ação foi movida pelo PDT que alega a irregularidade do ex-presidente, que teria usado dinheiro público para promover uma reunião com embaixadores em julho de 2022, com intuito de atacar o sistema eleitoral e divulgar notícias falsas, além do uso indevido de meios de comunicação, já que a reunião foi transmitida ao vivo pela TV pública.

Se condenado, o ex-presidente ficará inelegível por 8 anos. Bolsonaro também está envolvido em outros 14 processos. A pena não é cumulativa, ou seja: mesmo que seja condenado em mais de uma acusação, Bolsonaro não poderá ocupar cargo político por no máximo 8 anos.

Para a Procuradoria Geral Eleitoral (PGE), Jair Bolsonaro deve ser condenado. Já a defesa dele tentou alegar, durante tramitação do processo, que ele não poderia ser julgado pelo TSE, já que a reunião aconteceu em 18 de julho, data em que Bolsonaro ainda não era candidato a reeleição.

O ministro Benedito Gonçalves, relator do processo, começou a seção lendo o relatório da ação, que é o documento que resume todas as etapas do processo.

Em seguida, os advogados do PDT e de Jair Bolsonaro terão 30 minutos para manifestação. Na sequencia, os ministros começaram a ler seu votos.

Artigos relacionados

Noticias

Dois funcionários de usina morrem e outros três ficam feridos após serem atingidos por raio em Goiás

Tragédia Dois funcionários de uma usina na cidade de Goianésia morreram depois...

Noticias

Caiado abre fogo contra bolsonaristas e demite 22 ligados à Wilder Morais

Exoneração de servidores O governador Ronaldo Caiado mostrou, mais uma vez, que...

Noticias

A dois dias das eleições, deputado Gustavo Gayer (PL) é alvo de busca e apreensão em Goiânia

Fato O deputado federal Gustavo Gayer amanheceu sendo alvo de busca e...

Noticias

Idoso morre afogado após pular em lago para fugir de ataque de abelhas em Goiás

Fato Um idoso de 78 anos morreu afogado após pular em um...