sábado , 23 novembro 2024
Notícias

Morre Zé Celso, ator, diretor e dramaturgo

O ator, diretor e dramaturgo Zé Celso faleceu nesta quinta-feira (06), aos 86 anos, em São Paulo. Ele estava internado na UTI do Hospital das Clínicas após ter 53% do corpo atingido por queimaduras devido ao incêndio ocorrido no próprio apartamento, na última terça-feira (4).

Legado

Zé Celso estudou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco e participou do Centro Acadêmico 11 de Agosto, integrando o núcleo de estudantes que fundou o Grupo de Teatro Amador Oficina.

Os primeiros textos – “Vento Forte para Papagaio Subir” (1958) e “A Incubadeira” (1959), ambos autobiográficos – foram montados pela companhia, sob direção de Amir Haddad. Em 1962, o grupo passou por um processo de profissionalização e dedicou-se a montagens realistas. Uma de enorme projeção foi “Pequenos Burgueses”, do russo Máximo Gorki.

A antológica montagem de “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade, foi um dos maiores trunfos de Zé Celso Martinez. O texto, escrito na década de 1930, chegou a ser considerado impossível de ser colocado em cena devido à verborragia anárquica e espírito transgressor. Por outro lado, encaixou-se perfeitamente como voz da rebeldia dos anos 1960.

Zé Celso deixa o marido, Marcelo Drummont. Os dois se casaram recentemente, no dia 06 de junho de 2023, após 37 anos de união.

Artigos relacionados

Notícias

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

Suspensão • O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas...

Notícias

Acidente envolvendo dois caminhões deixa motoristas mortos na GO-010

Acidente fatal Os motoristas de um caminhão bitrem e de um caminhão...

Notícias

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

Vai fica no xilindró • O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta...