sábado , 23 novembro 2024
Noticias

O adeus a Aracy Balabanian; atriz tinha 83 anos de idade

Morreu na manhã desta segunda-feira (7), aos 83 anos, a atriz Aracy Balabanian. Ela tratava de um câncer no pulmão desde o fim do ano passado e estava internada em um hospital na zona sul do Rio de Janeiro.

Sul mato-grossense de Campo Grande, Aracy Balabanian iniciou a carreira de atriz em 1965 na TV Tupi. Formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP), a artista atuou em inúmeras peças teatrais, além de ter brilhado por décadas na TV Globo. O auge da carreira de Aracy foi quando ela interpretou a “Dona Armênia”, a mãe protetora na novela Rainha da sucata em 1990.

Resistência entre a família

A artista apenas teve a aceitação do pai — a família, oriunda da Armênia, não aprovava sua incursão pelas artes — após estrelar “Antônio Maria” (1968), novela da TV Tupi em que contracenava com Sérgio Cardoso. Filha de imigrantes, Aracy teve a paixão despertada pelo teatro ainda criança, quando já morava em São Paulo e foi levada pelas irmãs mais velhas para assistir a uma peça de Carlo Goldoni com a companhia de Maria Della Costa. “Chorei muito. Estava emocionada porque era aquilo que eu queria. É muito difícil para uma criança de 12 anos, ainda mais naquela época, querer ser atriz e já perceber que ia ter muitas dificuldades”, relembrou, ao site “Memória Globo”. “Comecei numa época em que não era bonito fazer televisão, nem teatro”, acrescentou.

Entre os folhetins em que atuou, destacam-se títulos como “Corrida de ouro” (1974), “Bravo!” (1975), “O Casarão” (1976), “Coração alado” (1980), “Locomotivas” (1986), “Rainha da sucata” (1990) — que lhe rendeu sua personagem mais famosa, a mãe super protetora Dona Armênia — e “A próxima vítima” (1995), além do programa infantil “Vila Sésamo” (1972), todos exibidos pela TV Globo.

Mais recentemente, a atriz chamou atenção ao interpretar a divertida socialite Cassandra, em “Sai de baixo”, seriado de humor criado por Luis Gustavo e Daniel Filho, e que ficou no ar, na TV Globo, entre 1996 e 2002.

Nas duas últimas décadas, após o fim de “Sai de baixo”, a atriz integrou o elenco de novelas na TV Globo, entre elas “Da cor do pecado” (2004), “A lua me disse” (2005), “Eterna magia” (2007), “Passione” (2010), “Cheias de charme” (2012), “Saramandaia” (2013), “Geração Brasil” (2014) e “Sol nascente” (2016).

Artigos relacionados

Noticias

Dois funcionários de usina morrem e outros três ficam feridos após serem atingidos por raio em Goiás

Tragédia Dois funcionários de uma usina na cidade de Goianésia morreram depois...

Noticias

Caiado abre fogo contra bolsonaristas e demite 22 ligados à Wilder Morais

Exoneração de servidores O governador Ronaldo Caiado mostrou, mais uma vez, que...

Noticias

A dois dias das eleições, deputado Gustavo Gayer (PL) é alvo de busca e apreensão em Goiânia

Fato O deputado federal Gustavo Gayer amanheceu sendo alvo de busca e...

Noticias

Idoso morre afogado após pular em lago para fugir de ataque de abelhas em Goiás

Fato Um idoso de 78 anos morreu afogado após pular em um...