quarta-feira , 26 junho 2024
Notícias

Bomba explode próximo a escola de Gaza onde estão 19 brasileiros

13/10/2023, A brasileira Shahed Albanna, de 18 anos, que está no local, enviou um áudio a nossa reportagem onde é possível ouvir o som de bomba caindo próximo à escola. Em seguida, Shahed enviou vídeo onde mostra pessoas abrigadas na escola em um único cômodo, como forma de se proteger de possíveis bombas. Foto: Frame/Shaed Albanna

Na tarde desta sexta-feira, 13, uma área próxima a escola na cidade de Gaza onde estão 19 brasileiros foi bombardeada. O grupo aguarda a ação do governo brasileiro para retirá-los do local, que não é considerado seguro desde que Israel deu ultimato de evacuação da região norte de Faixa de Gaza. Dos 19, dez querem voltar ao Brasil.

De acordo com a embaixada brasileira em Ramala, na Cisjordânia, o ônibus demorou a chegar “porque a via principal da cidade de Gaza foi bombardeada durante o trajeto, o veículo chegou bem tarde.

Como já é noite, a viagem de Gaza a Khan Younis ficou perigosa. Os brasileiros passarão a noite na escola”. Com isso, o veículo deve deixar a cidade de Gaza na madrugada desde sábado (14), considerando o horário de Brasília. O Itamaraty informou ainda que a embaixada brasileira de Tel Aviv solicitou formalmente ao Governo de Israel que não bombardeie a escola.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil divulgou ainda que, “segundo informação colhida até agora”, há outro grupo de brasileiros querendo sair de Gaza na cidade de Khan Younis, que faz fronteira com o Egito. Entre esses, está o palestino-brasileiro Hasen Rabee, que aguarda oportunidade para deixar o local.

Ordem para sair – Israel informou aos agentes das Nações Unidas que a região norte da Faixa de Gaza, onde vivem 1,1 milhão de pessoas, deve ser evacuada em 24 horas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou para que a ordem seja revista porque não há tempo hábil para retirar todo mundo. O organismo internacional diz que teme a escalada da crise humanitária. (Com informações da Agência Brasil)

Artigos relacionados

Notícias

Goiás violento: vigilante é acusado de estuprar filha da namorada enquanto ela dormia

Fato Um vigilante foi acusado de estuprar a filha da namorada dele,...

Notícias

Nada a declarar: Amanda Partata fica calada em audiência que a conduzirá ao júri popular

Fato • Nesta terça-feira (26) a advogada Amanda Partata, de 31 anos,...

Notícias

Anápolis: prefeito Roberto Naves entrega 3 novas ambulâncias para o SAMU

Fato • A Prefeitura de Anápolis entregou nesta quinta-feira (20) três novas...