terça-feira , 16 julho 2024
Notícias

Abraji: Como a censura e o assédio judicial afetam os processos políticos e a democracia brasileira? Goiás aparece em perseguições

O Ctrl+X é um projeto vinculado à Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji que monitora processos judiciais de retirada de conteúdo e com características de assédio judicial, que afetam especialmente jornalistas no Brasil. A iniciativa surgiu partindo da percepção de que há um movimento de tentativa de censura das notícias jornalísticas, além de controle sobre o que pode se tornar conteúdo midiático.

As pesquisas foram realizadas entre 2022 e 2023 e mostram pedidos de remoção de conteúdo, solicitação de indenização, ou ainda, ações criminais em razão da publicação de matéria jornalística. Prática comum dos políticos em Goiás.

“À luz da variável concernente aos políticos, procurou-se investigar a hipótese de que o litígio estratégico contra conteúdo jornalístico gera impactos nos processos políticos”, diz o relatório.

O partido que mais processou jornalistas nas eleições de 2022 foi o UNIÃO BRASIL, sigla de Ronaldo Caiado em Goiás, concentrando 15,9% dos processos eleitorais. Na segunda posição, figura o MDB, contando com 15% das causas judiciais.

Amazonas, Alagoas e Goiás foram os Estados onde políticos mais assediaram jornalistas na justiça. Vitória de quem tem o que esconder debaixo dos tapetes dos poderes. Como diria Boris Casoy: isto é uma vergonha.

Artigos relacionados

Notícias

Goiás violento: mulher mata marido e corta pênis dele em Goiânia

Fato Uma mulher matou o próprio marido e ainda cortou o pênis...

Notícias

Policiais são agredidos com cadeiradas por familiares de um suspeito após abordagem em Itapoã (DF)

Fato • Familiares de um suspeito de dirigir em alta velocidade agrediram...

Notícias

Pergunta do dia: juntando os dois, dá um político meio honesto? Ambos caíram na mira da PF

Fato • Sandro Mabel e Leandro Vilela, duas “raposinhas” Sandro Mabel e...