Na coluna Giro de O Popular desta quarta-feira (20), a jornalista Fabiana Pulcineli publicou uma informação com o título “Faca no pescoço”, que relata uma situação que estaria ocorrendo mais uma vez no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás, onde políticos estariam pressionando conselheiros a se aposentarem para ocuparem seus lugares.
Segundo a jornalista é tido como nome certo na Assembleia Legislativa, que dois deputados serão indicados para o TCM. E que os mais cotados são Talles Barreto e Virmondes Cruvinel, ambos do União Brasil.
“Os conselheiros Joaquim de Castro, atual presidente, e Valcenor Braz são os alvos dessa pressão para se aposentarem e abrir espaço para parlamentares no tribunal. Vale lembrar que a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) já ameaçou extinguir o tribunal em uma disputa por vagas”, noticiou Fabiana Pulcineli.
A aposentadoria compulsória dos conselheiros do TCM ocorre aos 75 anos de idade, mas antecipá-la resultaria na perda de parte significativa de seus vencimentos. Valcenor Braz, que tem 69 anos, confirmou recentemente que essas “investidas” são constantes, que já aconteceu com ele e que pretende trabalhar até a data limite. Por sua vez, Joaquim de Castro disse que tudo não passa de especulação e que não preenche os requisitos para se aposentar. O presidente do TCM tem 65 anos.