Normalmente ágil e questionadora, a repórter política Fabiana Pulcineli engoliu a loba e publicou sem nenhuma crítica em seu blog declarações do deputado Mauro Rubem (PT) – que não correspondem ao fato levantado por ela.
É que Fabiana escreveu uma nota sobre a decisão liminar do juiz Ricardo Teixeira Lemos, da 7ª Vara Cível, determinando que Mauro Rubem retire das suas redes sociais as suas “alegações criminosas” (expressão do juiz) sobre o governador Marconi Perillo. O juiz proibiu também, sob pena de multa diária de mil reais, que o parlamentar continue difamando o governador, seja nas redes sociais seja em qualquer meio de comunicação.
O assunto da decisão do juiz, portanto, são os ataques de Mauro Rubem ao governador Marconi Perillo. Isso está bem claro na decisão liminar.
Mas, ao ouvir o deputado sobre a decisão, Fabiana colheu e reproduziu declarações que não têm nada a ver. Olha só o que Mauro Rubem disse e ela publicou, sem o menor questionamento:
– Que não vai se intimidar.
– Que vai seguir em defesa do direito de liberdade de expressão.
– Que ninguém mais pode falar neste Estado.
– Que não deixará de fazer comentários a respeito da situação do Estado.
Ora, nenhuma dessas afirmações tem a ver com o conteúdo da decisão do juiz Ricardo Teixeira Lemos.
– Ninguém quer intimidar Mauro Rubem.
– Ninguém está contra a liberdade de expressão, portanto ele não precisa defendê-la.
– Ninguém está proibido de falar “neste Estado”.
– Ninguém proibiu Mauro Rubem de “fazer comentários a respeito da situação do Estado”.
Fabiana Pulcineli não cumpriu sua missão jornalística: MAURO RUBEM TERIA DE FALAR SOBRE A DECISÃO LIMINAR DA JUSTIÇA QUE O ATINGIU EM FUNÇÃO DE CALÚNIAS ATIRADAS CONTRA O GOVERNADOR .
“Comentários sobre a situação do Estado”? Isso é piada e não é sobre isso que o juiz se pronunciou.
Como é que uma jornalista como Fabiana Pulcineli cai numa esparrela dessas, não cobra as respostas corretas de Mauro Rubem (ele tinha de falar sobre o conteúdo da decisão liminar) e deixa de informar seus leitores com clareza?
Será que ela está trabalhando como assessora de imprensa do petista?