sábado , 27 abril 2024
GoiâniaImprensa

Afonso Lopes, sobre o Detran: “Que modernização é essa que, em vez de acabar com as filas, as dobrou e triplicou de tamanho?”

O caos no Detran chegou às colunas de análise política: na edição desta semana do Jornal Opção, o veterano comentarista Afonso Lopes questiona o mau atendimento que o órgão vem prestando aos seus usuários.

“O Detran precisa mostrar claramente o que deu errado na sua pretendida modernização, que ao invés de acabar com as filas as dobrou, triplicou de tamanho. Até porque a falha geral no sistema pode suscitar dúvidas sobre outras questões, tão ou mais graves que as filas. Por exemplo, se o sistema de documentação implantado é absolutamente confiável para evitar manipulações criminosas no futuro”, escreve o jornalista.

Afonso Lopes, pouca gente sabe, entende também de informática. E ele usa os seus conhecimentos para questionar o Detran: “A dúvida é pertinente pela razão mais elementar de todas: a estreia do novo sistema foi um desastre que deixou os dirigentes do Detran boquiabertos e sem ação, como se ninguém por lá tivesse a mínima ideia do que realmente aconteceu, se uma falha no software ou deficiência no hardware. Ou, numa linguagem mais popular, se o programa implantado está bugado e necessita de correções — fato que não é raro no mundo das grandes empresas de informática, como a Microsoft, que sempre lança pacotes de correção de seu principal produto, o Windows — ou se os computadores do Detran têm memória e capacidade de processamento menores do que aquilo que seria necessário”.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...