segunda-feira , 29 abril 2024
Goiânia

Crea sugere ao Ministério Público a suspensão imediata do embarque improvisado de passageiros no Vera Cruz

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), Francisco Almeida, encaminhou ao Ministério Público ofício em que sugere a suspensão imediata do embarque e desembarque improvisado de passageiros no Terminal Vera Cruz, que está sendo feito com uma rampa.

O entregue pelo Crea ao MP, elaborado pelos engenheiros civis Edvaldo Maia e Letícia Carvalho, aponta uma série de irregularidades que comprometem a acessibilidade aos ônibus.

Entre os quesitos de segurança e acessibilidade das rampas analisados, os técnicos concluíram que as estruturas não atendem às especificações sobre a inclinação das rampas, os patamares, os corrimãos e guarda-corpos, o piso e o desnível. Além disso, também foram verificados riscos aos passageiros nos apoios das estruturas – alguns sofreram deformações ou não estão devidamente fixados – e na distância entre as plataformas e os ônibus.

Como afirmam os engenheiros responsáveis pela vistoria, em seu Relatório de Constatação, a inspeção possibilitou que fosse constatado que “a construção das rampas (…) não foi precedida de um estudo detalhado, que englobasse a análise do fluxo de pessoas no local, a carga a qual a estrutura estaria sujeita, o dimensionamento e a especificação dos materiais e os critérios de acessibilidade exigidos pela NBR 9050:2004, necessitando, portanto, de adequações imediatas por profissionais legalmente habilitados”. No ofício enviado ao MP, o presidente do Crea faz questão de destacar a importância de realização dos estudos necessários à construção de uma estrutura permanente.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...