sexta-feira , 24 janeiro 2025
Imprensa

Euler Belém: apreensão domina Grupo Jaime Câmara com a iminência de uma reformulação (com muitas demissões)

Em sua tradicional coluna Imprensa, no Jornal Opção deste domingo, o editor-chefe Euler Belém revela que uma espécie de “pânico” tomou conta do corpo de funcionários do Grupo Jaime Câmara.

O motivo? Com a posse de Cristiano Câmara na presidência do GJC, são aguardadas medidas de reformulação da empresa, obviamente centradas em demissões (e substituições) em todo o quadro de profissionais.

As recentes manifestações em Goiás colocaram o Grupo Jaime Câmara contra a parede: pela primeira vez em sua bem sucedida história, a atuação editorial da TV Anhanguera e do jornal O Popular foi questionada, em um indicativo de distanciamento em relação aos interesses da sociedade.

Segundo Euler, até mesmo o diretor de Jornalismo, Luiz Fernando Rocha Lima estaria ameaçado – mais afeito ao estilo tradicional, que é tudo que Cristiano Câmara estaria objetivando varrer dos veículos de comunicação do GJC, para se adaptar aos tempos modernos e à guerra pela conquista de espaço na internet. “Nando”, como é conhecido, pode ter chegado ao fim do seu período, digamos assim, de contribuição para com a família Câmara – pelo menos no atual posto que ocupa.

Veja a nota de Euler Belém:

 

Demissões à vista no Grupo Jaime Câmara

O clima é de apreensão no Grupo Jaime Câmara. O novo presidente, Cristiano Roriz Câmara, tem projetos arrojados e está disposto a cortar executivos que não estejam dispostos a acompanhá-lo na jornada que se inicia.

O diretor de Jornalismo da TV Anhanguera, Orlando Loureiro — que os repórteres, nos bastidores, chamam de “Orlando Furioso” —, foi promovido e vai dirigir também as demais emissoras da empresa. O grupo nega que se trata de um interventor da Globo. Mas esta orienta e pressiona as retransmissoras de sua programação a se tornarem independentes em relação aos governos e mais próximas da sociedade e da iniciativa privada.

Na semana passada, a redação do Jornal Opção foi inundada de e-mails sobre demissões de funcionários nas áreas de informática e eletricidade.

Comentou-se inclusive sobre o afastamento do diretor de Jornalismo do GJC, Luiz Fernando Rocha Lima. Ouvido pelo Jornal Opção na quinta-feira, 11, o diretor disse que vai continuar na empresa, e no mesmo cargo.

Artigos relacionados

Imprensa

Imperdível: Messias da Gente entrevista Ministra Cármen Lúcia na TV Cultura de Brasília

O jornalista Messias da Gente, TV Cultura/DF, gravou uma entrevista especial para...

Imprensa

Cileide Alves aponta característica autoritária de Caiado no O Popular. Parabéns, ótimo artigo

A jornalista Cileide Alves escreveu um belo artigo neste sábado (25) no...

Imprensa

Moraes prepara pedido de prisão de Bolsonaro, diz site

Segundo informações do site Metrópoles, pessoas que trabalharam com Bolsonaro e que...

Imprensa

Site do ‘zero ou dez’ com Carlinhos do Esporte da Terra FM cumpre como poucos vereadores o papel de fiscalização na capital

Carlinhos do Esporte (Terra/FM) é atuante no blog https://carlinhosdoesportebairros.com.br e cumpre um...