Leia matéria do jornal Tribuna do Planalto:
‘Escondido’, Paulo confia em Iris
A preferência do PT por Antônio Gomide não impede que Paulo Garcia ainda mantenha o sonho de ser candidato ao governo em 2014. A aposta do chefe do Executivo goianiense ainda é a proximidade dele com o ex-prefeito da capital Iris Rezende (PMDB), que poderia interceder a seu favor em um cenário de indefinição na oposição.
A avaliação de conselheiros do prefeito é que o cenário de indefinição no grupo contrário ao governador Marconi Perillo pode ser favorável ao petista. Por isso, a estratégia é manter Paulo o mais longe possível dos rumores sobre uma candidatura em 2014, deixando livre o cenário para disputas entre outros pré-candidatos, como o próprio Iris Rezende, o empresário Júnior do Friboi e Antônio Gomide.
Com a indefinição permanecendo, o prefeito surgiria como uma espécie de “nome natural” do grupo e, justamente nesse momento, a proximidade com Iris Rezende seria determinante, já que o peemedebista, que tem grande influência dentro do bloco oposicionista, seria um “avalista” da candidatura de Paulo. Em 2012, por exemplo, isso já aconteceu, quando Iris enfrentou o próprio PMDB para defender o petista como postulante à prefeitura de Goiânia.
A boa relação com Iris é, de fato, um trunfo, especialmente se comparada à afinidade do peemedebista com os irmãos Rubens Otoni e Antônio Gomide. O problema é que, antes de tudo isso, Paulo terá de contornar as dificuldades vividas nos primeiros meses na prefeitura de Goiânia. Apesar do petista e seus aliados fazerem força para defender a gestão, os desgastes começam a afetar a popularidade do chefe do Executivo goianiense.