O Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, foi totalmente danificado por Jair Bolsonaro (PL).
A primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva, a Janja, concedeu uma entrevista especial para a jornalista Natuza Nery (GloboNews) e mostrou a situação caótica do lugar por desleixo e falta de manutenção.
O ex-presidente mudou de lugar obras de arte históricas e danificou algumas, que ficaram expostas ao tempo. “Danos em tapete, infiltração, obras de arte que não estão lá, eles não conseguiram ainda rastrear parte dessas obras que não estão lá e estão em outro lugar. O inventário de onde esse acervo está ainda não foi encontrado. Há janelas quebradas. O estado geral do edifício, que é o mais icônico de Brasília, segundo o que nós vimos, não é bom. O estado geral exige bastante reparação. Isso deve retardar a ida de Janja e Lula para o Palácio”, disse a jornalista.
Outra atitude deliberada de Bolsonaro no Palácio, e que entristeceu Lula, foi a retirada dos pés de jacarandá que o petista havia plantado nos jardins da residência junto à sua ex-esposa, a falecida Marisa Letícia.