O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou desobstrução imediata da avenida Raja Gabaglia, na região Oeste de Belo Horizonte, onde apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro se manifestam contrários ao resultado das eleições presidenciais de outubro do ano passado.
A medida se dá horas depois de ação judicial que pedia a manutenção do ato em frente ao Comando da 4ª Região Militar da capital. Nessa sexta-feira (6), a Prefeitura de Belo Horizonte realizou uma operação para liberar a via e retirar o grupo do local.
Moraes determinou, ainda, que todos os veículos presentes sejam identificados, e que seja aplicada multa de R$ 100 mil a cada hora de permanência no local. Manifestantes que descumprirem a decisão também estão sujeitos à multa. A determinação inclui também a desobstrução da área militar nas redondezas da avenida.
Outra determinação do ministro foi aplicação de multa, dos mesmos R$ 100 mil, para Esdras Jonatas dos Santos e Roberto Carlos de Abreu, tidos como líderes do movimento, “qualificados no requerimento, sem prejuízo de majoração desses valores caso persistam na conduta ilícita”.
Rádio Itatiaia