Após os ataques terroristas na Praça dos Três Poderes, no domingo (8), 23 governadores atenderam o chamado de Lula (PT) e compareceram a reunião pelo fortalecimento da democracia, “o único regime que pode possibilitar que todas as pessoas no Brasil possam fazer três refeições por dia”, destacou Lula.
O vice governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB) representou Ronaldo Caiado (UB), se sentou ao lado de Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo.
Tarcísio esteve ao lado de Bolsonaro (PL) durante as eleições, mas disse em seu pronunciamento que defende a democracia e que “a reunião significa que a democracia brasileira vai se tornar, depois dos episódios de ontem, ainda mais fortes”.
Após reunião no Palácio do Planalto Lula e os governadores dos estados brasileiros foram a pé, de braços dados, à sede do Supremo Tribunal Federal (STF).
A presidente do STF, Rosa Weber, agradeceu a iniciativa dos governadores, de terem proposto a reunião. Ela destacou a “unidade nacional de um Brasil que todos nós queremos, no sentido de defesa da nossa democracia e do Estado Democrático de Direito”.