Foragido desde abril de 2022, um criminoso gaúcho que levava uma vida de luxo no Rio de Janeiro foi recapturado na capital fluminense e levado ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (16).
A polícia não divulgou o nome do detido, mas GZH apurou que se trata de Fernando Luis do Val Junior. O fugitivo foi encontrado quando circulava na carona de um carro e avistado pelos policiais pela janela do automóvel, no domingo (15).
Os agentes rastrearam a placa e o veículo e descobriram qual seria o local que ele almoçaria com a esposa e o cunhado nesta segunda-feira. No meio da refeição, três policiais, de bermuda e vestindo camisetas do Flamengo e do Fluminense, entraram em um restaurante de luxo na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, e anunciaram a prisão do gaúcho. De acordo com a inteligência do Denarc, Val Junior vivia em um condomínio de alto padrão nesta região.
Fernando tinha conexões comerciais nos Estados Unidos, México, Europa e Índia, com esquema de compra de pedras preciosas além do tráfico de drogas. No Estado da Flórida (EUA), para onde o criminoso fugiu em abril de 2022, para evitar de ser preso na operação Kraken, em Esteio, associou-se a um norte-americano em um negócio de aluguel de carros. Em uma tentativa de retornar ao Brasil pelo mar, foi encontrado pela guarda costeira da Guiana em um iate, empreendendo fuga que reacendeu os alertas internacionais por sua recaptura.
Cerca de 400 quilos de cocaína eram trazidos semanalmente para o RS por aeronaves que integravam a rede logística coordenada por ele, de acordo com o Denarc. Além da embarcação detida na costa do norte do continente, outras duas aeronaves já tinham sido apreendidas em operações entre 2021 e 2022.
Veja no vídeo;