Estava chovendo na última sexta-feira (21) quando um raio atingiu a caminhonete Ford Ranger 2022/2023 na BR-020 entre Simolândia/GO e Posse/GO. O motorista, Umberto Danardin, de 54 anos de idade, se safou do incêndio.
Segundo o mecânico Josimar Bill (conhecido como Nego Bill), que foi chamado para socorrer o proprietário da picape, ao ser atingido, o motorista parou o carro e sentiu o cheiro forte da fumaça: “imaginando que os pneus isolam a eletricidade, ele saiu do carro e fechou portas e janelas para cortar o oxigênio, por isso o fogo não se alastrou. Mas por dentro destruiu todo painel”, relatou. Ao chegar no local para prestar socorro, o mecânico cortou os cabos da bateria e levou a caminhonete, que tinha seguro.
Temporada de raios
A temporada de raios no Brasil vai de dezembro a março. Vivemos no país onde eles mais caem no mundo. Foram 144 milhões de raios registrados no ano passado no Brasil. A possibilidade de uma pessoa ser atingida por um raio é de uma em 1 milhão, mas essas descargas elétricas matam cerca de 130 pessoas por ano, segundo o Inpe (Instituto nacional de Pesquisas Espaciais).
O que fazer quando um raio atingir o carro?
Quando o automóvel é atingido por um raio, as cargas elétricas se espalham apenas pela superfície metálica e não atingem o motorista e os outros passageiros, que estão no interior do veículo. Por isso, durante as chuvas mantenha o veículo totalmente fechado.
Esse fenômeno foi provado por Michael Faraday 1836, muito antes de o primeiro carro rodar por aí. O físico britânico entrou numa gaiola de metal sobre a qual descarregou raios de alta voltagem e saiu vivo. Por isso este fenômeno ficou conhecido como Gaiola de Faraday.
Veja o vídeo;