segunda-feira , 4 novembro 2024
Nacional

“Desumano, genocídio contra povos Yanomamis”, diz Lula sobre governo Bolsonaro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou abalado com a situação calamitosa dos povos Yanomamis em Roraima. Neste domingo (22) Lula escreveu em seu perfil no Twiiter:

“Mais que uma crise humanitária, o que vi em Roraima foi um genocídio. Um crime premeditado contra os Yanomami, cometido por um governo insensível ao sofrimento do povo brasileiro.”

Qual é a situação povos Yanomamis durante o governo Bolsonaro? Descaso e abandono. Cerca de 20 mil garimpeiros ilegais se alocaram na região. A presença dos criminosos foi “incentivada pelo ex-presidente”. “Os garimpeiros envenenam os rios com mercúrio, causando destruição e morte”, disse Lula.

Durante a entrevista coletiva, o presidente relatou que a desnutrição se alastrou na região nos últimos 4 anos. “Adultos com peso de crianças, crianças morrendo por desnutrição, malária, diarréia e outras doenças. Os poucos dados disponíveis apontam que ao menos 570 crianças menores de 5 anos perderam a vida no território Yanomami nos últimos 4 anos, com doenças que poderiam ser evitadas”, lamentou.

Nesta segunda-feira (23) o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, pedirá a abertura de um inquérito para a Polícia Federal investigar os crimes ambiental e de genocídio contra o povo Yanomami.

Veja o vídeo;

Artigos relacionados

Nacional

Deolane Bezerra é presa novamente por descumprir medidas judiciais

Fato A advogada Deolane Bezerra foi novamente presa após descumprir medidas judiciais....

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...