segunda-feira , 23 dezembro 2024
Nacional

Na Argentina, Lula confirma negociações sobre moeda comum

Durante sua visita na Argentina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta segunda-feira (23), a criação de uma moeda comum para países da América Latina. Ele disse que os chefes dos Ministérios da Fazenda do brasileiro e argentino estão trabalhando para apresentar uma proposta.

As declarações foram dadas ao lado do presidente argentino, Alberto Fernández, após encontro bilateral em Buenos Aires. A ideia dos governos não é substituir as moedas locais, o real no Brasil e o peso na Argentina, mas reduzir a dependência no dólar para a realização de comércio entre os dois países.

Lula sinalizou interesse em resgatar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no financiamento de empreendimentos na região “dentro das possibilidades econômicas” do Brasil. Ele citou a construção de um gasoduto saindo de Vaca Muerta, segunda maior reserva do mundo de gás de xisto e a quarta de petróleo não convencional, localizado na província de Neuquén, na Patagônia argentina.

Artigos relacionados

Nacional

Deolane Bezerra é presa novamente por descumprir medidas judiciais

Fato A advogada Deolane Bezerra foi novamente presa após descumprir medidas judiciais....

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...