Durante sua visita na Argentina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta segunda-feira (23), a criação de uma moeda comum para países da América Latina. Ele disse que os chefes dos Ministérios da Fazenda do brasileiro e argentino estão trabalhando para apresentar uma proposta.
As declarações foram dadas ao lado do presidente argentino, Alberto Fernández, após encontro bilateral em Buenos Aires. A ideia dos governos não é substituir as moedas locais, o real no Brasil e o peso na Argentina, mas reduzir a dependência no dólar para a realização de comércio entre os dois países.
Lula sinalizou interesse em resgatar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no financiamento de empreendimentos na região “dentro das possibilidades econômicas” do Brasil. Ele citou a construção de um gasoduto saindo de Vaca Muerta, segunda maior reserva do mundo de gás de xisto e a quarta de petróleo não convencional, localizado na província de Neuquén, na Patagônia argentina.