Segundo a prefeitura de Boa Vista, 29 indígenas Yanomamis já foram internados no Hospital da Criança Santo Antônio ( HCSA ) entre 16 de janeiro até segunda-feira (23).
O secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Ricardo Weibe Tapeba, falou em entrevista na manhã desta terça-feira (24) que a Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) em Boa Vista e o Polo Base Surucucu são “praticamente campos de concentração”. A coletiva de imprensa ocorreu na sede do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y).
Como medida, o secretário contou que está sendo construído um hospital de campanha na capital de Roraima, para assim facilitar o tratamento dos doentes, bem como desafogar a Casai, que hoje conta com mais de 700 pacientes. Além disso, ele defendeu a instalação de outra unidade dentro na região do Surucucu.
“A nossa intenção é levar um hospital de campanha para dentro do território indígena Yanomami, para a região Surucucu. Levando uma estrutura mínima com profissionais, com materiais, com insumos. Tentar recuperar todo o esquema de vacinação que foi fragilizada naquela região”, declarou.