O senador Marcos do Val é acusado de conspirar em prol de outro golpe de Estado. Randolfe Rodrigues (Rede) vai acionar o Conselho de Ética do Senado para pedir a cassação do mandato do parlamentar bolsonarista.
“Não satisfeito em participar de tal reunião e de parecer cogitar participar efetivamente do plano golpista (…), o senador ainda promoveu um verdadeiro tumulto ao divulgar as informações com diversas idas e vindas em suas infinitas versões sobre os fatos”, destacou a representação da Rede. “Cometeu, em tese, diversos crimes, a exemplo de obstrução da Justiça, prevaricação, organização criminosa, atentado contra o Estado Democrático de Direito, todos esses gravíssimos”, acrescentou.
Desde a noite da última quarta-feira (1) o senador Marcos do Val (Podemos-ES) tem estado em evidência nos meios de comunicação por haver denunciado um plano de golpe de Estado orquestrado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), que envolveria um grampo clandestino sobre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A narrativa ganhou uma série de versões em apenas 48 horas.