segunda-feira , 23 dezembro 2024
Nacional

“Vergonha”, diz Lula sobre Selic a 13,75% durante posse de Mercadante no BNDES

“Não existe nenhuma justificativa, nenhuma justificativa, para que a taxa de juros esteja, neste momento, a 13,5%. É só ver a carta do Copom para a gente saber que é uma vergonha esse aumento de juros e a explicação que eles deram para a sociedade brasileira”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira (6) sobre a atuação do Banco Central na condução da política monetária do país.

O pronunciamento foi feito durante a posse de Aloizio Mercadante como novo presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Lula repetiu que “não existe justificativa nenhuma” para o atual patamar da taxa básica de juros (a Selic), mantida em 13,75%.

Em sua fala, o presidente também disse que a classe empresarial brasileira precisa aprender a reivindicar: “Se a classe empresarial não se manifestar, se as pessoas acharem que vocês estão felizes com 13,5%, sinceramente, eles não vão baixar juros, e nós precisamos ter noção”, afirmou. “E não é o Lula que vai brigar, não. Quem tem que brigar é a sociedade brasileira”.

Artigos relacionados

Nacional

Deolane Bezerra é presa novamente por descumprir medidas judiciais

Fato A advogada Deolane Bezerra foi novamente presa após descumprir medidas judiciais....

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...