A Prefeitura de Senador Canedo, através da Agência de Saneamento de Senador Canedo (Sanesc), lançou na manhã desta terça (14), o Consórcio Sul, uma obra feita em parceria com o setor privado e o Ministério Público, que vai levar água para bairros que ainda não eram atendidos pela Companhia, como o Morumbi, Aurora Mansões, Condomínio Villa Verde, entre outros. No projeto está incluso um conjunto de reservatórios com quase 20 milhões de litros de água reservada, que somam um investimento de 20 milhões de reais.
O prefeito Fernando Pellozo esclareceu durante o lançamento que essa é uma obra de ampliação. “Ela vai levar água para bairros que nunca tiveram. Através da parceria público-privada é possível adiantar os recursos e assim garantir mais celeridade à obra. Nós estamos tratando Senador Canedo com obras à altura do que ela é e do que a população merece.”, conclui.
Embora o lançamento da obra tenha acontecido agora, ela já está em andamento desde janeiro. O Presidente da Sanesc, Cainã Teodoro, explica o que será feito na prática.
“Estamos construindo quatro elevatórias de água tratada, instalando nove conjuntos de motores-bomba e reservando quase 20 milhões de água, que serão distribuídos entre 100 mil pessoas, em mais de 30 bairros.”
Além disso, mais de 12 mil metros de adutora estão sendo instalados para conduzir a água até a região do Morumbi, que sofre de falta de água na época da seca, visto que os moradores ainda se utilizam de poços e cisternas. O morador Silvio de Souza afirma que está muito grato.
A promotora Marta Loyola ressaltou que a segurança hídrica deve ser um projeto conjunto e parabenizou os moradores pelo lançamento. “Foi feito um diagnóstico, detectamos os problemas e através dessa união de forças estamos lançando com muita alegria mais essa obra”, destacou.
A previsão de conclusão da obra é para junho de 2024, mas a Prefeitura deve adiantar o cronograma final para dezembro deste ano.