Uma noite de terror. A enxurrada de lama invadiu a casa da cozinheira Zuleide Pereira Alves, de 38 anos, e destruiu tudo no bairro de Topolândia, no morro do Juramento, em São Sebastião/SP.
Com a recém-nascida nos braços, o marido e outras duas crianças, a família se abrigou na casa de um vizinho, mais alta e esperou acordada a noite toda por socorro. Moradores da comunidade avisaram os vizinhos para também deixarem as casas e, quando amanheceu, eles desceram o morro. “Começou a descer tudo, a lama vinha trazendo pedaço de casa, geladeira, fogão, botijão de gás”, disse Zuleide, que só conseguiu pegar a bolsa da bebê. As crianças salvaram uma blusa de frio, cada. “Foi desesperador. Minha maior preocupação era ela, Não deu para salvar nada. Agora é pegar na mão de Deus”, contou.
O governo Federal anunciou R$ 2 milhões para ajudar as vítimas no litoral de SP. Já o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinou um decreto que entra em vigor imediatamente liberando R$ 7 mi para a Defesa Civil atuar em regiões atingidas por chuvas.