A Ministra do Meio Ambiente informou na tarde desta sexta-feira (24) que o governo federal vai endurecer a fiscalização contra o garimpo ilegal na terra Yanomami. Nesta quinta-feira (23) garimpeiros furaram o bloqueio e atiraram contra agentes do Ibama.
Seis homens foram presos, um homem de 50 anos e outros cinco com idades entre 22 e 26 anos. A prisão do grupo aconteceu por volta das 16h40, quando os policiais foram informados de que alguns suspeitos haviam atirado contra outra equipe da PM. Eles estavam em uma canoa e tentaram fugir.
Segundo Marina eles querem sair, mas com o produto do crime: ouro e cassiterita. Em nota, a PF disse que a tropa envolvida na operação ‘Libertação’ contra o crime organizado na terra Yanomami, conta com o apoio de helicópteros das forças armadas. O reforço foi disponibilizado após informações de inteligência apontarem para uma possível movimentação de garimpeiros em busca de retaliação.
O principal objetivo da base de controle é impedir a entrada de barcos com suprimentos e equipamentos para garimpos no território Yanomami. No último dia 20, foi instalada uma barreira física com cabos de aço. Desde então, nenhum barco carregado seguiu em direção aos garimpos.