Na próxima segunda-feira (27) o Brasil começa a aplicar vacinas bivalentes contra a covid-19. O Ministério da Saúde distribuiu até o momento 19 milhões de doses aos estados e o Distrito Federal.
As vacinas bivalentes são mais modernas, preparadas com uma tecnologia específica para a variante ômicron e as subvariantes da Covid-19.
A programação atenderá inicialmente os grupos prioritários; pessoas com mais de 70 anos, aquelas que trabalham ou vivem em instituições de longa permanência, os imunocomprometidos, indígenas e ribeirinhos com mais de 12 anos. Para receber a bivalente, que é um reforço, é necessário a pessoa já ser vacinada com as doses do esquema padrão.
Em março, a partir do dia 6, começa a vacinação daqueles entre 60 e 69 anos. Também das grávidas ou puérperas, que foram mães há pouco tempo, a partir do dia 20. Então, depois de 17 de abril, para os trabalhadores de saúde, pessoas acima de 12 anos com deficiência permanente, a população privada de liberdade ou adolescentes cumprindo medidas socioeducativa e os funcionários desses locais.