Reportagem assinada pela jornalista Marina Dutra e publicada no portal da Rádio 730 traz uma denúncia grave: agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) de Goiânia, chefiada por Patrícia Veras, recebem bônus por multa aplicada.
“Desde 2004 o órgão vinha aplicando os recursos obtidos com as multas irregularmente, custeando os gastos de pessoal e desrespeitando a lei. Como o órgão era mantido unicamente pelas taxas e multas cobradas, não recebendo qualquer aporte de recursos por parte do Executivo municipal, isso só reforçou que a falada indústria da multa não era simplesmente um factoide. Além disso, a Rádio 730 recebeu denúncia anônima de um próprio agente de trânsito afirmando que os profissionais ganham sim por multas aplicadas”, diz a matéria.
Marina diz que, de acordo com inquérito aberto pelo promotor Fernando Krebs, os agentes eram instruídos a multar mais para alcançarem os escalões mais altos da pasta.
Para abrir o inquérito, o promotor se baseou em um abaixo assinado feito por 150 servidores da secretaria, que denunciaram “condutas impróprias” e assédio moral.