quarta-feira , 22 janeiro 2025
Notícias

Goiânia registra caso de morcego infectado por raiva

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia informou que foi registrado um caso de raiva em um morcego no Setor Leste Universitário da capital. O morcego infectado pertence à espécie “nyctinomops laticaudatus”, que se alimenta de insetos, e não teve contato com pessoas ou outros animais. A tipificação da variante da raiva está em andamento no laboratório de referência.

A diretoria de Vigilância em Zoonoses enfatizou que os morcegos são animais importantes para o equilíbrio do ecossistema e, se estiverem voando livremente à noite, não são considerados suspeitos. No entanto, é importante não tocá-los. A SMS informou que cães e gatos com a vacinação anual antirrábica em dia estão protegidos contra a doença.

A Unidade de Vigilância em Zoonoses de Goiânia iniciou uma busca ativa para realizar o bloqueio vacinal antirrábico em cães e gatos nas proximidades onde foi encontrado o morcego positivo para raiva. Os agentes de endemias visitarão todas as casas para certificar que os animais estejam imunizados e protegidos.

O diretor de vigilância em Zoonoses de Goiânia, Murilo Reis, orientou que, se a população encontrar algum morcego morto em casa, é importante manter distância do animal e manter cães e gatos isolados dele.

Artigos relacionados