O governo Caiado levou 4 anos para reformar os banheiros do Estádio Serra Dourada, há três anos patina para trocar a iluminação e ter condições de mandar jogos da Série A, mas não consegue. Enquanto isso, no Pará, etado que possui dois times na Série C, o governo local praticamente reconstruiu o Estádio Mangueirão, ampliou, modernizou e o deixou em condições de sediar jogos no padrão FIFA.
A partida deste domingo (26) entre Remo x Paysandu, pelas semifinais da Copa Verde, marcará a reabertura do Estádio Olímpico, o Mangueirão, em Belém.
No início de 2021, o governo do estado do Pará resolveu iniciar uma ampla reforma no estádio após detectar a iminência de incidentes que poderiam causar riscos aos torcedores em virtude da situação que a estrutura apresentava naquele momento.
Uma das principais novidades do Novo Mangueirão é a ampliação da capacidade de público, de 35 mil para cerca de 53 mil espectadores, com mais cadeiras, camarotes, banheiros e um amplo estacionamento com vagas para cerca de 7 mil veículos, espaços com total acessibilidade para pessoas com deficiência e elevadores panorâmicos.
Com sua capacidade ampliada para garantir a segurança e desafogar o fluxo, o estádio passou de duas para 14 rampas de acesso, sendo duas construídas para facilitar a movimentação de entrada e saída das pessoas. Serão instaladas 535 câmeras de monitoramento, sendo 83 providas de tecnologia de reconhecimento facial.
O Novo Mangueirão é o favorito para sediar o jogo Brasil x Bolívia na abertura das eliminatórias Sul-Americanas em setembro.
E o Serra Dourada? Sucateado, coitado. O padrão não é Fifa, é padrão Caiado mesmo.