terça-feira , 19 novembro 2024
Notícias

(URGENTE) especialista adverte: governo Caiado mandou 10 mil alunos do ensino médio para o EJA com o objetivo de manipular o IDEB. Entenda;

Após o fechamento de turmas noturnas de escolas estaduais, o governo Caiado retirou quase 10 mil alunos do ensino médio e os remanejou para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A mudança tem sido implementada principalmente em unidades de Goiânia e Aparecida.

O Goiás24horas ouviu um especialista em Educação, que apontou uma ‘jogada imunda’ do governo para conseguir pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Fato: Com Caiado a Educação em Goiás despencou no IDEB principalmente em Português e Matemática. Apenas 6% dos estudantes do 5º, 9º ano e 3º série alcançaram a meta.

Para solucionar o problema no ensino, alguém do governo Caiado teve a grande ideia de ‘jerico’: ” transformar adolescentes de 14 anos de idade em adultos, mudar a modalidade dos alunos do ensino médio para EJA, pois assim eles não serão avaliados pelo IDEB”.

Caiado quer manipular resultado do IDEB para fazer propaganda

O único objetivo de Caiado com essa história é dizer que conseguiu um bom resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. “Por isso, sem nenhum pudor, a secretária Fátima Gaviloli, em um ato de desespero definiu que todas os colégios que ofertam ensino médio regular serão transformados, num passe de mágica, a partir deste mês, em EJA, modalidade que não é avaliada pelo IDEB”, informou um especialista em Educação.

A secretária tem a clareza das dificuldades pedagógicas. O governo Caiado meteu a mão na proposta da gestão anterior, do governo Marconi Perillo (PSDB), e desmantelou o legado da ex-secretária Raquel Teixeira, por puro revanchismo político. Resultado: baixo desempenho dos estudantes do 3º ano noturno, com aprofunda crise na qualidade de ensino.

Com essa canetada do governo Caiado, adolescentes com 14 anos que cursariam o ensino médio em três anos, agora terão apenas 1 ano e 6 meses de estudos no EJA.

O Ministério Público deve agir imediatamente, pois o futuro de milhares de jovens será sacrificado por esse grupo irresponsável, que ignora o verdadeiro significado da palavra ‘aprendizado’ para bajular Caiado.

Artigos relacionados