O deputado Paulo Cezar Martins (PL) classifica de “fila da vergonha” o grande número de goianos que esperam por cirurgias eletivas no estado, segundo levantamento do jornal O Popular, já são 125 mil goianos nessa condição”. “O governo estadual precisa sair da zona de conforto, pessoas estão morrendo aguardando atendimento”, sublinha.
Paulo Cezar lamenta que Goiás esteja ocupando a “vexatória” primeira colocação no ranking de Estados com maior número de pacientes que aguardam procedimentos de saúde. Proporcionalmente, ressalta, Goiás apresenta a maior fila do País. Ressalta que, segundo cálculos do jornal, de cada 55 habitantes, um está aguardando ser chamado. Segundo a publicação, o tempo médio chega a 765 dias, ou seja, mais de dois anos.
Paulo Cezar Martins lembra que muitas pessoas estão aguardando cirurgias de alta complexidade, como de coração, cabeça, pescoço e rins. “Muitas morrem antes de serem atendidas”, afirma o parlamentar, ressaltando que o estado tem o dever moral de zerar essa fila.
O deputado, para comparar a situação atual, lembra do período da Guerra Fria, onde o muro que separava as duas Alemanhas era chamado de “Muro da Vergonha”. “Na verdade não temos mais a Guerra Fria, mas temos a fila da vergonha”, reforça, enfatizando que dos 19 estados que se comprometeram com um plano de redução da fila de espera junto ao Ministério da Saúde, Goiás é o que tem mais pacientes aguardando. “Não tem mais desculpa para o governo estadual. Já passou da hora de agir”, arremata Paulo Cezar.