No dia 3 de junho a força-tarefa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), composta por magistrados e magistradas, servidores e servidoras e assessoras e assessores liderados pela equipe do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), esteve em 19 das 94 unidades prisionais goianas e terá como resultado um relatório detalhado do estado de coisas verificadas nesses locais.
O CNJ informou que existem relatos das pessoas privadas de liberdade sobre de sessões de tortura física e psicológica: “eles dão choque, jogam spray de pimenta, deixam a gente molhado, com frio, sem roupa e sem coberta”, diz um dos presos. A qualificação das inspeções judiciais para, entre outras irregularidades, detectar e registrar maus tratos e criar estratégias de prevenção faz parte das ações do programa Fazendo Justiça.
O jornal EL PAÍS divulgou gravação em que o diretor penitenciário do Governo Caiado, Josimar Nascimento, comenta agressões contra presos e faz ameaças.
O Goias24horas vem mostrando denúncias de maus tratos e torturas dentro das Unidades. Um vídeo mostra o momento em que um pelotão de Agentes dispara vários tiros contra detentos que não oferecem risco em Formosa/GO, depois outro servidor joga spray de pimenta nos presos e um terceiro aparece chutando outro homem. Veja abaixo: