terça-feira , 5 novembro 2024
Notícias

Polícia prede hackers suspeitos de venderem dados de ministros do STF e do governador do DF. Um dos alvos é de Rio Verde/GO

A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou, nesta terça-feira (20), a Operação RockYou2023, que resultou na prisão de hackers especializados na comercialização de dados sigilosos da população brasileira. As ações são resultado do cumprimento de mandados de prisão temporária, busca e apreensão, bloqueio de contas bancárias e criptomoedas em desfavor dos envolvidos no esquema criminoso.

Além dos mandados, os investigadores cumprem, em Ceilândia/DF e Rio Verde/GO, takedown de website e takeover de servidores com a finalidade de desarticular o grupo criminoso responsável pela venda de informações sigilosas de brasileiros via internet.

De acordo com as apurações, os dados coletados eram utilizados para uma infinidade de fraudes eletrônicas, elaboração de dossiês contra autoridades públicas e violação da intimidade dos cidadãos.

A partir de um ano de investigações, a equipe da 9ª DP conseguiu identificar os dois hackers responsáveis pelo painel, sendo presos na data de hoje (20), pelo cometimento dos seguintes crimes: divulgação de segredo, invasão de dispositivo informático, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As penas somadas ultrapassam os 20 anos de reclusão.

A investigação obteve os logs de todos os usuários que haviam comprado acesso ao painel com dados pessoais sigilosos da população e autoridades. Essas pessoas também serão objeto de investigação.

Cerca de 200 milhões de CPFs com números de celular, endereços residenciais, endereços de email, fotos, assinaturas digitalizadas, cópias da CNH, boletins de ocorrência, mandados de prisão, dados de parentes, entre outras informações se encontravam no website organizados de maneira profissional, permitindo rápidas pesquisas em múltiplos módulos, de forma que um leigo pudesse, em alguns cliques, levantar a vida inteira de qualquer cidadão.

Artigos relacionados